Anúncio Publicitário

Funko Pop Star Wars: A fama dos Funko mundo a fora

Anúncio Publicitário

Um dos itens mais ávidos pelos colecionadores na atualidade, são os chamados bonecos Funko. Quem nunca quis um Funko Pop Star Wars? Eles estão entre os principais artigos de desejo dos fãs das mais diversas franquias da atualidade.

Nem o preço elevado de alguns desses produtos, pelo menos a nível Brasil, intimida os compradores a aumentarem as suas coleções ano após ano. Em 2018, conforme dados do portal “Época Negócios”, as vendas elevaram em 33% levando a uma arrecadação de US$ 686 milhões naquele ano.

Funko Pop Star Wars

Em 2015, no ano do primeiro longa da última trilogia “Star Wars”, a empresa Hasbro teve um vasto impulsionamento nas vendas por conta do título “O Despertar da Força”. Segundo a revista “Exame”, os colecionáveis da franquia proporcionaram um crescimento de 35% nas vendas entre outubro e dezembro.

LEIA TAMBÉM: Star Wars Stormtroopers: Conheça todos eles

A fabricante teve aumento de 4% nas vendas, culminando numa arrecadação em torno de US$ 4,45 bilhões de dólares. Todo esse lucro, é claro, não veio somente dos Funko, mas também de outros colecionáveis feitos especialmente para os personagens do filme.

Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora
Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora / The Mandalorian

Dentro do universo Star Wars, são muitos os personagens que fazem sucesso nesse meio dos Funkos. Um dos mais notórios é o boneco que parodia o popular Chewbacca, representado de forma bastante simpática na sua miniatura. Outro personagem do clã da Resistência que também faz sucesso é Finn, o rebelde que inicialmente estava infiltrado entre os Stormtroopers.

Mas nem somente os mocinhos são retratados, óbvio, há também aqueles antagonistas que marcaram época. Os famosos vilões da mira desajustada, vulgo Stormtroopers, também possuem um Funko muito fiel a aparência dos filmes. E outro que não poderia faltar, seria simplesmente o maior vilão da história da saga: Darth Vader. A representação do vilão é opulenta nos detalhes. Há Funko do personagem que inclusive possuem luz e som acoplados.

Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora
Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora

Aliás, são principalmente os detalhes na execução de traços dos personagens, que fazem na visão do diretor criativo da Funko, Sean Wikinson, os bonecos tão atrativos.

 “Acho que nascemos atraídos por criaturas de olhos grandes e meio separados (…) Muitas pessoas acham que não gostam, mas compram um, dois e de repente ficam viciados”, pontuou Sean.

Conheça a história dos Funko Pops

Antes de culminar no sucesso comercial que é hoje, a Funko como empresa surgiu em 1998. A ideia original era bem menos ambiciosa, e tinha como objetivo a produção de brinquedos que apelassem para o lado nostálgico. Nunca houve a pretensão desse até então embrionário projeto, de se transformar numa empresa mundialmente bem-sucedida. A grande virada no negócio ocorreu a partir de 2005, quando Brian Mariotti adquiriu a empresa. Sob a sua tutela, o empreendimento começou a possuir lucros estrondosos.

Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora
Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora

Através da condução do CEO, a companhia já acumulou pelo menos 175 contratos com marcas de grande renome. Empresas pesadas como a Disney, Warner Brothers, Lucas Film e HBO fecharam acordos com a Funko para a execução de artigos oriundos de produções suas. Uma curiosidade é que Mariotti já era adepto anteriormente aos colecionáveis. Portanto, ao adquirir a Funko transformou uma antiga paixão sua em negócio. Para ele, um dos diferenciais dos seus produtos é a forma distinta da qual é elaborado quando em comparação a grande parte dos concorrentes.

Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora
Funko pop star wars: o sucesso dos funko mundo a fora

“O ingrediente secreto da Funko é que fazemos produtos estilizados, enquanto a maioria da indústria faz modelos padronizados (…) Eles querem fazer o Tony Stark se parecer exatamente como o Tony Stark visto em um boneco realista ou um busto. A Funko foi em uma direção completamente oposta”, diz o CEO.

Site de cinéfilos 
independentes para um
público independente.

© Cinemaratona. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Azarod.