As guerras são uma parte triste e revoltante da nossa história, mas nunca devemos esquecer ou menosprezar suas consequências. Para isso, temos diversas obras que mostram partes distintas das guerras e tentam (mas nunca conseguiram de verdade) retratar a dor desses acontecimentos.
Viajando entre as gerações, os filmes de guerra se tornam obras primas facilmente porque quase sempre conseguem nos manter vidrados e muito ansiosos para o desfecho sangrento da história!
Estes são os melhores filmes de guerra já feitos, de acordo com o Rotten Tomatoes:
Bastardos Inglórios (89%)
Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, a produção conquistou 8 indicações ao Oscar e ganhou um na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Christoph Waltz.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) lidera um pelotão para eliminar o máximo de nazistas que puderem. Ao mesmo tempo, a judia Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) se vinga pelo assassinato de sua família.
1917 (89%)
O mais recente filme do gênero já se destaca na crítica, 1917 teve um sucesso inegável em 2020 e conquistou 3 Oscars.
Correndo contra o tempo, os cabos Blake (Dean-Charles Chapman) e Schofield (George MacKay) devem atravessar o território inimigo para enviar a mensagem que pode salvar quase 1600 soldados britânicos.
O Resgate do Soldado Ryan (93%)
A obra dirigida por Steven Spielberg é um dos mais conhecidos do gênero e também um dos mais premiados de todos os tempos.
Durante o ponto mais alto da Segunda Guerra Mundial, o Capitão Miller (Tom Hanks) recebe ordens para localizar e resgatar o caçula da família Ryan, que já perdera 3 filhos para a brutalidade da guerra.
Você também pode gostar de: 10 filmes de ação incríveis protagonizados por mulheres
Dunkirk (93%)
A obra épica dirigida por Christopher Nolan recebeu críticas excelentes e conquistou 3 Oscars, todos voltados para edição e trilha sonora.
Numa corrida contra o tempo para evacuar as tropas aliadas da França, vemos a tensão sobre 3 perspectivas diferentes: um civil cruzando o mar para ajudar seus soldados, um piloto da RAF protegendo o pelotão pelo céu e um soldado britânico tentando sobreviver a qualquer custo.
A Lista de Schindler (97%)
Mais uma das obras de Steven Spielberg sobre guerra, A Lista de Schindler é um dos clássicos do gênero e possui uma lista extensa de premiações.
Oskar Schindler (Liam Neeson) é um empresário alemão que decide usar os judeus como mão de obra barata para seus negócios. Como tem forte influência sobre o Partido Nazista, ele consegue recrutar judeus que inicialmente iriam para os campos de concentração.
Guerra ao Terror (97%)
Sob a direção de Kathryn Bigelow, Guerra ao Terror é um dos poucos filmes do gênero ambientados no Iraque. O longa levou diversos prêmios em 2009, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.
O sargento William James (Jeremy Renner) é enviado ao Iraque para liderar o esquadrão anti-bombas faltando apenas 38 dias para sua dispensa. Irritado e tentando sobreviver até a sua aposentadoria, o sargento lidera o esquadrão da forma mais fria possível.
Ran (97%)
Dirigido pelo ilustre cineasta Akira Kurosawa, Ran revolucionou o cinema da época. O longa levou diversos prêmios, a maioria voltada para o cenário e figurino.
Durante o século XVI, Hidetora é um poderoso chefe do clã Ichimonjis que decide dividir seus bens entre seus 3 filhos. A divisão não é tão bem sucedida quanto o líder tinha planejado e logo seu império está envolto em caos, vinganças e guerras.
Apocalypse Now (98%)
O clássico dirigido por Francis Ford Coppola é um retrato simples da inutilidade da Guerra do Vietnã e se tornou referência entre os filmes da época.
Depois que o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando) enlouquece e lidera um batalhão de fanáticos, o capitão Willard (Martin Sheen) recebe ordens de localizar e executar o traidor.
Fonte: Rotten Tomatoes