Anúncio Publicitário

4 Filmes baseados na Literatura Gótica

Anúncio Publicitário

Yasmin Silvério

Anúncio Publicitário
2021-07-29 13:32:14

Desde o século 18, vem surgindo milhares de obras baseadas na morbidez, no sobrenatural, romance e com uma pitada de drama e mistério, essas obras são conhecidas como Literatura Gótica.

Literatura que atualmente vem rendendo milhares de filmes que apresentam para nós esse mundo sentimental e sombrio, então hoje veremos alguns filmes baseados na Literatura Gótica.

Características do Gótico

Anúncio Publicitário

Ao contrário do Romantismo tradicional, as historias goticas não são sobre um herói bom que tenha que enfrentar um mundo mau, os conflitos são internos. O protagonista lida com problemas de dentro de si, sua visão um pouco distorcida e dupla sobre o que é o bem e o mau; diferente do herói romântico, que tem uma alma pura e boa.

A linguagem gótica também é muito notável em todas suas obras. Sempre é descrito o feio, o mórbido, a parte assustadora e bizarra de algo; ela está mais próxima do realismo e da crueza do Shakespeariano, sendo apelidado algumas vezes de “estética do excesso”. Mesmo que o romantismo e o gótico tenham se misturado, ainda é notável suas características.

Conheça os Filmes baseados na Literatura Gótica

Anúncio Publicitário

Agora vamos à lista de filmes góticos que separamos para quem quer fazer uma maratona incrível sobre os clássicos sombrios do cinema ou de filmes que contém o romantismo gótico em seu enredo. São filmes que podem ser totalmente de terror ou simplesmente uma comédia mórbida ou um romance obscuro.

Drácula de Bram Stoker

Anúncio Publicitário

Não poderíamos iniciar a lista de filmes baseados na literatura gótica sem citar esse filme baseado no livro que deu origem aos vampiros que conhecemos hoje em dia. 

4 Filmes Baseados Na Literatura Gótica
Foto Reprodução: Adorocinema | Filmes Baseados Na Literatura Gótica

O filme, assim como o livro, fala sobre a viagem do advogado Jonathan Harker até a Transilvânia, para tratar sobre a mudança do Conde Drácula para Londres. Mas o que o advogado não sabe é que caiu na armadilha de Drácula. Ao decorrer do filme, enquanto Jonathan está preso no castelo de Drácula, o Conde viaja para Londres e tenta conquistar a esposa do advogado, Mina Harker.

Este é um daqueles filmes perfeitos para se assistir em um dia nublado e chuvoso, o clima e a música do filme te jogam para dentro da história. Você começa o filme como um simples telespectador e, de repente, você se vê no lugar de Jonathan, que luta para escapar das garras do vampiro para salvar sua esposa do terrível conde.

Família Addams

Anúncio Publicitário

Não poderíamos deixar esse filme com humor ironicamente mórbido e estética gótica.

Filmes Baseados Na Literatura Gótica
Foto Reprodução: Plano Crítico | Filmes Baseados Na Literatura Gótica

A Família Addams conta a história de uma família que recebe a visita de um homem que se diz ser Funério, o irmão perdido de Gomez Addams. Mesmo a família estando feliz com a volta de um membro que há muito tempo havia desaparecido, Morticia desconfia do pseudo Funério, pelo fato de que o homem não se lembra dos detalhes de sua vida.

Esse filme, posteriormente a série também, é baseado na história de quadrinhos criada na década de 30 pelo cartunista norte-americano Charles Addams. 

É uma ótima opção para quem quer assistir algo voltado à subcultura gótica e ainda assim quer dar umas boas risadas.

Entrevista com o Vampiro

Anúncio Publicitário

Outro filme que não poderíamos deixar de citar em nossa lista.

4 Filmes Baseados Na Literatura Gótica
Foto Reprodução: Jetss | Filmes Baseados Na Literatura Gótica

Baseado no livro de mesmo nome, Entrevista com o Vampiro é sobre o vampiro Louis que decide ir até um repórter para contar todos os acontecimentos de sua vida desde que foi mordido por Lestat. Mesmo que digam que o filme não tem nada de mais, por praticamente falar sobre os dias de um vampiro melancólico e solitário; é exatamente que o faz ser perfeito. Ao longo do filme não conhecemos apenas a vida pós-morte melancólica de Louis, mas também todas as pessoas que ele se relacionou ao longo das décadas que viveu.

O Fantasma da Ópera

Anúncio Publicitário

Para finalizar nossa pequena lista de filmes baseados na Literatura Gótica, temos de citar o clássico romance gótico escrito pelo escritor francês Gaston Leroux, em lancados de 23 de setembro de 1909 a 8 de janeiro de 1910.

4 Filmes Baseados Na Literatura Gótica
Foto Reprodução: Zint | Filmes Baseados Na Literatura Gótica

O livro nos apresenta uma casa de ópera situada em Paris, no século 19. Acompanhamos a narrativa de Christine e os boatos de um fantasma que vive debaixo da casa. O filme, além de tragicamente lindo, tem ótimas musicas que transformada em uma única e maravilhosa experiência.

Veja também: filmes de terror que aterrorizaram os bastidores, ou os melhores episódios de Rick e Morty (até agora)

É uma linda e trágica história de amor que, décadas após seu lançamento, deu origem a musicais e filmes. Por conta de todo seu clima meio sinistro e romântico, esse filme tem um lugar especial em nossa lista de filmes baseados na literatura gótica.

Deixe um comentário

Anúncio Publicitário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
Site de cinéfilos independentes para um público independente.

© 2021 Cinemaratona | Todos os direitos reservados | Um Website do Grupo Mediaz | Desenvolvido por Azarod.