Com qual celebridade você se parece? Será que, coincidentemente, é com aquela que você mais admira? Ou será que você se parece com um famoso ou famosa que nada têm a ver com a sua personalidade? Mas será que isso é verdadeiramente importante? Sim, é a resposta! Para milhares de indivíduos ao redor do mundo isso é mais que importante, é fundamental!
Na psicologia, uma espécie de transtorno costuma estar associado ao exagero desse comportamento. Em síntese, os especialistas o chamam de “Síndrome de Adoração a Celebridades”. Trata-se de uma condição que se subdivide em três dimensões, entre as quais, está a primeira – a do “Entretenimento” -, que consiste apenas em divertir-se ao acompanhar as celebridades.
Mas o problema, ainda segundo os especialistas, começa quando a última dimensão, a “Patológica”, é alcançada. Aí então é que começam os problemas!
No entanto, quando a coisa fica só no entretenimento mesmo, saber com qual celebridade você se parece até que torna-se um evento bastante lúdico e divertido dentro desse surpreendente universo da web.
Figura 1- Com qual celebridade você se parece? O Star by Face responde a essa pergunta.
Bem, existem vários. Um deles (bastante popular, diga-se de passagem) é o curioso “Star by Face”. Trata-se de um aplicativo, disponível para Smartphones e iPhones, geralmente utilizado para publicações no Instagram.
Em resumo, ele surgiu como uma grande brincadeira. Com ele o usuário consegue participar de inúmeros grupos para o compartilhamento de fotos de pessoas parecidas com famosos.
Tecnicamente, a tecnologia do aplicativo funciona por meio da identificação dos pontos de um determinado rosto. Ou seja, nariz, queixo, boca, sobrancelhas, entre outras partes, precisam passar por uma espécie de análise para essa comparação.
Ao final, basta apenas aguardar que o programa identifique com qual celebridade você se parece, e aí então espalhar essa notícia para o mundo via redes sociais!
Só precisará ter cuidado com os exageros. Nada de tentar perseguir as celebridades com as quais se parece, a fim de que essa experiência torne-se verdadeiramente lúdica e divertida.
Isso sim é uma polêmica daquelas! O uso de Inteligência Artificial para a manipulação de fotos e imagens é o que vem dando o que falar na atualidade. Tecnicamente, essas manipulações recebem o nome de “Deepfakes”. A prática consiste em utilizar técnicas como a manipulação de redes neurais para a obtenção de rostos falsos como se fossem verdadeiros.
Em síntese, o que os especialistas nessa técnica fazem é unir dois rostos para obter características de cada um. A partir daí, é só construir um terceiro.
Mas é justamente nesse ponto que surge o problema, já que é possível obter fotos de pessoas que não existem. Além disso, com o uso da técnica, é possível, também, introduzir determinada personalidade em uma situação falsa. Logo, se não há como saber com quem realmente estamos lidando, como garantir a veracidade dessa ou daquela situação pessoal ou profissional?
Pois bem, eis aí uma pergunta para a qual ainda não existem respostas. Desde 2017, quando acentuaram-se essas produções de Deepfakes, governos do mundo todo tentam buscar soluções, inclusive nas suas legislações, para inibir tal prática. No entanto, o que se sabe mesmo é que a técnica, que permite saber com qual celebridade você se parece, vem sendo utilizada nos quatro cantos do mundo sem o menor pudor.
E este é um dos inúmeros dilemas dessa tão polêmica e controversa Era Digital. Uma era que não se cansa de nos trazer novidades que desafiam, contundentemente, as autoridades, e muitas vezes até mesmo a lógica, como um verdadeiro teste de integridade que se impõe aos homens e mulheres do séc. XXI.
Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando e divulgando com os amigos os nossos conteúdos.
Deixe um comentário