Muitos filmes utilizam alguns recursos padrões para facilitar a forma de desenvolver a história. Ou então estereótipos que por serem familiares ao público e facilmente reconhecíveis, poupam tempo na narrativa. Detalhes que estragam um filme para muitos.
Mas alguns desses hábitos, por serem usados à exaustão, acabam virando clichês e passam uma impressão de inverossimilhança ao público. Cansados de ver sempre a mesma bobagem se repetir nas telas, usuários do Reddit começaram a contar quais são as coisas que estragam um filme para eles e o blog Bored Panda compilou algum dos mais populares.
Então, vamos aos Detalhes que estragam um filme
- “Ter que estar sempre com o controle remoto em mãos pra abaixar o volume nas cenas de ação absurdamente altas, e depois aumentar de novo nas cenas de diálogo que estão baixa demais.”
2. “Quando o filme precisa de um cara feio, eles arrumam um cara feio. Quando o filme precisa de uma garota feia, eles arrumam uma garota sexy e a colocam em roupas idiotas.” Esse detalhe é um dos detalhes que estragam um filme que mais irrita as pessoas, por isso assumiu nosso segundo lugar na lista. O estereótipo de “você não será bonita se não seguir a moda” é gritante nesse tipo de filme, de uma forma tão explicita que as vezes fica engraçado.
3. “Quando o trailer revela a maior parte da trama”.
4. “Estereotipados repetitivos. A mulher negra nervosa, a gordinha atrapalhada, e, é claro, a manic pixie dream girl. Não se trata de um apelo feminista, só uma reclamação dos roteiros preguiçosos e sem inspiração.”
5. “Não há tempo suficiente… vá e se salve”, quando obviamente há tempo o suficiente para ambos os personagens sobreviverem. E é ainda pior quando eles perdem minutos preciosos discutindo sobre isso, dando adeus emocionados e se beijando até o personagem 1 finalmente levantar e ir embora.”
6. “O hacker que digitando furiosamente por 20 segundos consegue invadir sistemas complexos”.
7. “Dá para perceber quando os atores estão carregando malas falsas (na verdade vazias), ou então café para viagem. Tem algo de diferente na forma como o corpo deles age. É um filme de 50 milhões de dólares, quão difícil é encher o copo ou colocar alguns tijolos na mala?”.
8. “Inserir uma história de amor na adaptação de um livro que não tem história de amor”. Isso é uma das coisas que mais irritam principalmente os fãs de livros, também é o que faz os filmes ter uma péssima avaliação.
9. “Mulheres de salto alto em filmes de ação correndo pra lá e pra cá sem tira-los nem uma vez”. O que mais impressiona é que elas nunca quebram o pé, também é como se mulheres só trabalhassem usando saltos e normalmente são trabalhos como Agente do FBI.
10. “Quando as coisas explodem sem razão. O carro teve uma pequena colisão e simplesmente sai rolando e explode espontaneamente”.
11. “Neve falsa e temperaturas baixas que não fazem diferença. Como em Game of Thrones, que ninguém na muralha usava a droga de um chapéu. Eu estava assistindo His Dark Materials num dia desses e quase aplaudi quando os personagens estavam de fato vestidos para o inverno”.
12. “Quando o conflito principal de um filme é algo que qualquer pessoa sã iria simplesmente dizer ‘acho que houve um mal-entendido’, e todos dariam uma gargalhada e seguiriam com a vida. Mas ao invés disso vira um drama exagerado”. Isso e o que principalmente acontece em filmes de romance, ele gira em torno de uma trama que seria resolvida com uma simples conversa.
13. “Quando o cachorro morre”. Não precisamos falar muito sobre isso, não? Além do fato que é uma morte desnecessária, apenas acabam com o bichinho.
14. “Cenas de sexo. Elas são sempre constrangedoras e eu preferiria que o sexo fosse apenas sugerido ao invés ter de cenas explícitas. Eu não sei, cenas de sexo sempre me parecem desnecessárias”.
15. “Quando um personagem é expert em alguma coisa e explica os conceitos mais básicos sobre o assunto pra outra pessoa que também é um expert”. Esse tipo de cenas são um belo misto de vergonha alheia e comedia.
16. “Nós usamos apenas 10% do cérebro”. Diante de algumas atitudes que vemos em alguns filmes, esse fato é ate um tanto esclarecedor.
17. “Em filmes de ação, durante uma cena de luta, quando o personagem está prestes a derrotar o adversário mas ao invés de dar o golpe final começa a conversar, se gabando ou dizendo qualquer outra bobagem. E de repente a luta volta como se nada tivesse acontecido”. Nesse momentos percebemos duas coisas: ou temos uma ética um pouco peculiar ou são personagens que usam 10% do cérebro. Como diria Deadpool: “eita roteirista preguiçoso.”
18. “Essa história de ‘Estados Unidos bom, Russia/Oriente Médio/[insira qualquer outro país aqui] malvado’. É uma massagem no ego e tão cansativa e prepotente”. Além que isso acaba distorcendo fatos históricos.
19. “Quando existe uma diferença de mais de 20 anos entre o ator e atriz principais, isso não é mencionado e todo mundo age como se eles tivessem a mesma idade. ‘Nós dois somos cientistas experientes em nossa área de pesquisa, mas eu pareço um veterano de guerra grisalho e você parece que acabou de sair do elenco de High School Musical'”.
20. “O vilão que é muito forte/esperto acaba ficando fraco/burro no final da luta para que os heróis possam vencer”. Essa é a decadência de um roteiro, seguido apenas pelo fato do vilão simplesmente começar um descuso antes de matar o mocinho ou a mocinha do filme.
21. “Quando é óbvio que alguém não está falando ao telefone de verdade. Eles apenas dizem suas falas sem dar tempo o suficiente para o outro responder”.
22. “Quando você só precisa vencer o líder e o exército inteiro colapsa. Praticamente todos os filmes sobre invasões de alienígenas e robôs usam esse conceito”.
LEIA TAMBÉM: As melhores séries assistidas em 2020